(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

Santa Catarina

CINCO EMPRESÁRIOS PRESOS PELO GAECO EM SC

SEGUNDA ETAPA DA OPERAÇÃO PATROLA

Publicada em 01/04/16 às 15:31h - 809 visualizações

por Rádio Destaque Regional/G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Destaque Regional/DIVULGAÇÃO.)

Presos 5 empresários suspeitos de fraude em venda de máquinas em SC

De acordo com Gaeco, havia pagamento de propina a agentes públicos.
Prisões fazem parte da segunda fase da Operação Patrola, no Oeste.

Cinco empresários foram presos temporariamente nesta quinta-feira (31) em Chapecó, no Oeste catarinense. Também foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão e três conduções coercitivas em municípios da Serra e Oeste Catarinense.

Essas ações fazem parte da segunda fase da operação Patrola, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A primeira fase da operação Patrola foi desencadeada em fevereiro e resultou na prisão do prefeito de Tangará, Euclides Cruz (PSD), que continua preso, conforme o promotor.

As investigações apuram crimes de organização criminosa, fraudes em licitações e crimes contra a administração pública.

"A partir da primeira fase da operação, em fevereiro, ouvimos muitas pessoas e algumas colaboraram inclusive apresentando documentos que comprovavam pagamento de propina", afirmou ao G1 o promotor de Justiça Joel Rogério Furtado Junior, coordenador regional do Gaeco.

"As vendas de máquinas pesadas para as prefeituras eram superfaturadas e o valor a mais retornava para agentes públicos", disse Furtado Junior. Ele não preferiu não informar quantas nem quais entidades públicas estão sob suspeita para não atrapalhar as investigações. 

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, na ocasião, foram cumpridos seis mandados de prisão temporária, 11 de busca e apreensão e três de condução coercitiva. Segundo as investigações, as fraudes em Tangará envolvendo a compra de peças para máquinas pesadas começaram ainda em 2013.

Vários municípios com suspeitas de fraudes
"Na atual fase, descobrimos que essa situação não estava só em Tangará, nas em outras cidades do Oeste e da Serra", diz Joel. Segundo ele, ainda não é possível definir em quais crimes os suspeitos presos teriam envolvimento. "Não é possível afirmar, por exemplo, se todos pagavam propinas a agentes públicos. Com a denúncia isso fica mais fácil, mas todos têm envolvimento".

Na quarta-feira (30), o MPSC obteve medida liminar para afastar o prefeito de Tangará, Euclides Cruz, o procurador do município e outra servidora pública do cargo. Com a liminar, mesmo que deixe a prisão, Euclides não poderá retornar à prefeitura. A decisão também suspendeu seis licitações fraudadas e determinou o bloqueio de R$ 569 mil de 24 suspeitos, entre pessoas físicas e jurídicas, de envolvimento nas fraudes.

Na Câmara, começou na segunda-feira (28) o processo para decidir sobre a cassação do mandato do prefeito. O prazo estimado é de 90 dias.

A chefia de gabinete da Prefeitura de Tangará informou ao G1 que os funcionários suspeitos de envolvimento foram afastados e que, como uma nova equipe assumiu a gestão, a prefeitura não está se manifestando sobre as investigações.

O nome 'Patrola' foi escolhido pois a investigação apontaria irregularidades no uso de maquinários pesados de propriedade do poder público.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1166943
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,