(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

www.radiodestaqueregional.net

Matos Costa

MEL ECOLÓGICO DE MATOS COSTA

Publicada em 08/05/20 as 13:20h por Rádio Destaque Regional - 45 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Rádio Destaque Regional)

A Família Orlamunder de Matos Costa, entregou no dia oito de maio de 2.020, mais 27 toneladas de mel que serão exportadas para a Alemanha, um trabalho que iniciou com o avô de Edi Carlos Orlamunder em 1.980, segue com o pai, filho e neto, além das esposas.

A propriedade da família, fica no interior de Matos Costa, cerca de cinco quilômetros, da cidade.

Edi Carlos conta que seu avô iniciou, seu pai Carlos Orlamunder,seguiu os trabalhos e eles estão junto neste ramo a vários anos.. Quando iniciaram começaram com um padrão de colméias que não tinha nada a ver com padrão nacional e mundial, com sete anos de idade, ele conta que seu pai já possuía 100 colméias,.”Com esta idade  de sete anos já estava dentro de um “macacão”(roupa especial para trabalhar Ana apicultura), comecei a gostar e gostar.

O senhor Carlos Orlamunder, trabalha com mel há cerca 46 anos atualmente continuam juntamente com o filho Edi Carlos e familiares. Ele disse que está muito feliz com a produção, chegando a cinco safras por ano. O mel que a família produz é totalmente ecológico, vindo de diversas floradas, sendo que a flor da árvore bracatinga é ainda a melhor para produzir mel. A casa do mel da família está localizada na fazenda Bela Vista, município de Matos Costa SC.

“Se estamos produzindo um mel de qualidade, a natureza se encarregou disso, não adianta eu desejar ter mil colméias e, não ter floresta para isso, temos que ter um equilíbrio normal” desta Carlos.

O mel da família Orlamunder é distribuído em tambores de 300 quilos, existe uma empresa responsável pela certificação, ela fornece o vasilhame, a família faz o processo de colheita e envia para a empresa que se encarrega da exportação.

Edi Carlos  conta que existe um trabalho duro, histórias, cada apicultor veterano segundo ele tem um livro de histórias para contar, principalmente dos anos que foi bem, outros não foi muito bem,  ele destaca que estão colhendo atualmente frutos, não apenas de um ano, mas de uma vida toda. A família entrega anualmente 40 toneladas de mel.

O melato escuro, e o mel  produzido pela família, tem um projeto somente param exportação, eles ainda não possuem selos para a venda no comercio do Brasil. Atualmente no sítio do Mel, trabalham  Carlos, a esposa Janete, o filho, mais o Pai Carlos e a mãe  Leoni Tomacheuski Orlamunder.


Carlos aproveitou para agradecer o prefeito Raul, pelo empenho, a Secretaria de Agricultura pelo apoio, se não existir parcerias,  nada funciona.

Sebastião Marchalsk, falou do trabalho da família Orlamunder, que são os percussores do trabalho do mel no município.

O Prefeito Raul, disse que é uma satisfação visitar a família Orlamunder, que são um exemplo, jhá que em Matos Costa tem o melhor mel de santa Catarina. “Eu saudando o Edi Carlos, saúdo a todos os apicultores de Matos costa, como deve ser prazeroso produzir um produto que faz bem pra saúde além de levar o nome de matos Costa, para o Brasil e exterior., ver hoje em um dia 27 toneladas de melato, é prazeroso, e a administração tem que apoiar sim, é nossa obrigação”; Afirmou Raul.

Na apicultura orgânica as normas são diferentes, onde ficam localizadas as abelhas,  tem que existir floresta nativa, cuidar quer fontes de contaminação não estejam próximas ao apiário, lavouras, lixo, , no mínimo três quilômetros destas fontes que podem contaminar o mel. A maioria das colmeias da família Orlamunder, fica aproximadamente 30 quilômetros da propriedade, dentro de reservas de florestas naturais, tornando-se assim um ambiente prefeito para que as abelhas trabalhem sem qualquer tipo de contaminação.

Técnico Anderson, Edi Carlos, Prefeito Raul e o Secretário de Agricultura Sebastião.

Participaram da visita, o Prefeito Raul, o Secretário em exercício Sebastião Marchalks e o técnico Agrícola Anderson Carneiro.

Esta matéria teve apoio da Cresol Matos Costa, Mercado Di Domênico de Matos Costa, Hotel Kindermann, Vereador Bide e Império Net.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 818296
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2020 - Rádio Destaque Regional