(49)9 99049322

NO AR

Tarde TOP

Com DJ R.D.R

Matos Costa

MATOS COSTA DECRETA MEDIDAS

Publicada em 20/03/20 as 11:51h por Rádio Destaque Regional,Rádio Colmeia e ass. de imprensa. - 80 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

O prefeito do município de Matos Costa, Raul Ribas Neto, divulgou um anúncio sobre as medidas de segurança tomadas pelo COVID-19 (novo Coronavírus), referente ao decreto do Governo de Santa Catarina, emitido na quarta – feira, 18. Em reunião emergencial realizada com os secretários, defesa civil, direções de escolas, coordenadores de grupos de convivência e colaboradores diretos; foi decidido que o município entrará em recesso. Eventos foram cancelados e as aulas das escolas municipais e estaduais estão suspensas.
Com atuação efetiva, Neto propõem para que os munícipes colaborem nesse momento de atenção ao vírus. “Todos indistintamente devemos fazer a nossa parte. Devemos evitar aglomerações, devemos tomar atitudes para que realmente a gente possa suprir tudo isso”, afirma.
Além das iniciativas tomadas na quarta – feira houve mais uma reunião para ampliações das ações de segurança, em que foi definido que os funcionários da prefeitura fiquem em quarentena e apenas os funcionários da saúde estejam disponíveis a população. Mercados podem atender normalmente, segundo o decreto do Estado e restaurantes apenas comercializem marmitas. A feira livre irá funcionar com restrições. “Nós também não podemos desabastecer os alimentos da população”, coloca Neto.
A secretaria de agricultura do município, conforme as recomendações do decreto do Governo do Estado, irá parar suas atividades por sete dias. Em reunião com os funcionários da pasta, o secretário Anderson Carneiro afirma que apenas irão atuar em situações de emergência. “Estamos trabalhando mais por telefone e pela internet, a gente pede a colaboração de todos, que os agricultores tenham paciência e aguardem esses sete dias, pois é importante para a segurança da população”, concluí.
Casos específicos como silagem, batimento de cereal, devido a época de chuvas e serviços essenciais serão atendidos. “O operador vai até a propriedade, faz o serviço e volta para casa. A documentação tudo a gente vai ver depois, vamos conversar”, relata o secretário, e pede para quem não tiver serviço emergencial que tenha um pouco de paciência até tudo voltar à normalidade.
Segundo o secretário, além da agricultura, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) também pararam temporariamente os seus serviços, trabalhando remotamente. Carneiro afirma que a parte burocrática está sendo feita via internet e telefone. No caso de bloco de nota de produtor rural, será disponibilizado um número se for em caso de emergência. “A gente sempre fala o seguinte, não precisando sair de casa, fique em casa”, termina.
Alguns eventos também foram cancelados devido ao decreto. A feira do gado, que seria realizada no dia 29 de março, foi suspensa e não tem nova data prevista. O secretário coloca que todos os produtores rurais que iriam trazer terneiros para Matos Costa no dia do evento, foram avisados sobre o cancelamento. “Estamos conversando com a empresa leiloeira, e nós estamos vendo a possibilidade de fazer uma feira através da internet, uma feira on-line”, conclui Carneiro, mas ainda nada foi definido.
Carneiro conta que muitos agricultores têm dúvidas sobre o COVID-19 e, que devido a quantidade de informação divulgada hoje, principalmente na internet, muita fake News é vista como verdade e pede atenção. “Uma das perguntas dos agricultores é: os animais de estimação passam essa doença? Não, eles não passam essa doença. Existe o corona vírus do animal, do cachorro? Existe, mas ele não passa para o homem, então não tem problema, não vai maltratar o seu animal de estimação achando que ele vai passar essa gripe para você”.
O prefeito também dá um alerta à população do município, “então é vigilância total, monitoramento, cuidar com as fake News, mas também cada um de nós fazer a nossa parte”. Ele pede que as pessoas tenham responsabilidade na hora de informar, para que todos superem essa fase em que o mundo se encontra.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 848101
Usuários Online: 40
Copyright (c) 2020 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!