(49)9 99049322

NO AR

Tarde TOP

Com DJ R.D.R

História

115 ANOS DEPOIS EM CALMON

UM PRESIDENTE EM CALMON

Publicada em 03/04/2024 às 13:33h - 65 visualizações

por João Batista F. dos Santos


Compartilhe
 

Link da Notícia:

CALMON, UMA ANO DEPOIS.  (Foto: CLARO JANSSON)

 

VOCÊ CONHECE REALMENTE A HISTÓRIA DE CALMON?

Em 1909, no dia três de abril, um Presidente descia PELA FERROVIA São Paulo Rio Grande para inaugurar uma estação entre o Vale do Iguaçu e Vale do Rio do peixe, onde o Rio do Peixe tem a sua nascente, Afonso Penna foi o primeiro presidente a visitar a região. Nesta viagem recebeu uma homenagem, onde futuramente seria uma grande cidade. O tempo passou, o movimento aumentou depois do cancelamento de trens o abandono iniciou. Lá no passado, em três de abril de 1.909, completados agora em 2024, no dia 03 de abril, 115 anos, parava na Estação de Osmam Medeiros, o trem presidencial, trazendo o Presidente Afonso Pena e uma comitiva. Neste trem, estava Miguel Calmon Du Pinn e Almeida. Depois de uma rápida visita no povoado, Penna seguiu para a estação ferroviária, que deveria inaugurar. Para homenagear o Ministro de Obras e Viação, foi denominou de ESTAÇÃO MIGUEL CALMON. Muitos nem sabem que existe esta data no calendário histórico deste município, fato levantado pelos membros do Grupo Resgate de Calmon, nos idos de 1.994. Calmon em 1992 "vira" município e a história permanece esquecida principalmente por quem deveria ajudar a resgatar nossa história. Quando o Grupo resgate iniciou com JB, Antonio Joel e Mauri, as críticas foram muitas, de pessoas que se diziam representantes do povo, mas não olhamos pras críticas e seguimos nosso objetivo que era resgatar nossa história.

De 1994 a 2024, se passaram 30 anos de muitas histórias e descobertas. Não poderíamos nós e a Rádio Destaque Regional, deixar passar essa data em branco. Data essa que deveria estar nos anais do Município de Calmon. 115 anos depois que um Presidente e uma comitiva de autoridades visitaram a região, poucos ainda sabem. Mas nós estamos aqui pra não deixar “morrer” ou cair no esquecimento.

Calmon que em 1909, era o centro das atenções, povoado esse, que era visado para se tornar uma das maiores cidades de SC, local de onde era realizado todo o comando para a construção da ferrovia de União da Vitória PR até Marcelino Ramos RS. Essa é parte da história de Calmon SC.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Marcelo Stasiak

03/04/2024 - 14:04:41

Grande JB, sempre com ótimas matérias sobre a região cabocla, historias que jamais podem morrer, toda deve ser lembrada....


Márcia de Paula

03/04/2024 - 13:58:07

Te que sempre relembrando os professores debaterem com os alunos,parte história eu mesma nunca ouvi falar nem nos estudos agora que tô tendo um pouco de conhecimento..


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1166988
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,