(49)9 99049322

NO AR

Rádio Destaque Regional

radiodestaqueregional.net

História

VOLTA AO PASSADO NA INDUBRA.

LOCAL É HISTÓRICO E ABRIGOU VÁRIAS FAMÍLIAS NO PASSADO.

Publicada em 04/02/18 às 11:25h - 1820 visualizações

por Rádio Destaque Regional


Compartilhe
 

Link da Notícia:

HISTÓRICA SERRARIA AINDA FUNCIONA NO ESTILO ANTIGO.  (Foto: Rádio Destaque Regional)
No dia 03 de fevereiro de 2.018, depois de planejado a meses uma visita na histórica Comunidade da serraria da Indústria Brasileiro(INDUBRA), a equipe da Rádio Destaque Regional de Calmon, contou com o apoio do amigo Cléber Dalmagro, profundo conhecedor da região, nos guiou até o local. Saindo por volta das 09 horas, passamos pelo Assentamento de Calmon, atravessamos pelo Rio Jangada na histórica passarela(Pinguela), e o veículo passou pelo Rio, na parte baixa, para encurtar caminho.
Em seguida já no estado do Paraná, Município de General Carneiro, visitamos o casal  Juvenal e Firmina Godói, onde fomos agraciados com o carinho do casal e do rapaz que vive com a família. Dona Firmina, estava sorridente, acrescentando que nunca esperava que  jornalista visitasse a sua casa. Já seu Juvenal estava feliz e contou várias histórias. Acrescentando que no passado trabalhou com o pai deste jornalista, o senhor Pedro Claro.
Depois de um gostoso café nos despedimos do simpático casal e seguimos ruma a Indubra, lá se surpreendemos com o local, parecia que estávamos voltando ao tempo, centro comunitário, Igreja, posto de Saúde, casas de famílias e no centro a histórica Serraria da Indubra. Rápida parada para informações, seguimos para a propriedade de Laurindo e Clarenilda Menegasso, ele agricultor, morador nascido e criado naquela localidade, ela funcionária pública(Agente de Saúde), a 30 anos naquela comunidade. No local já nos aguardavam com o almoço quase pronto. Fomos recebido pelo casal, e pela irmã de Laurindo, Iracema e seu esposo Nelson. Laurindo nos convidou para conhecer a propriedade, e mostrou inclusive a primeira motosserra que surgiu depois da serra americana. Mostrou parte de um fuzil da Guerra do Contestado, encontrada em um oco de imbuia, e hoje bem guardado pelo casal. Enquanto JB e Cleber conversava com Laurindo e Nelson, Jayne conversava com Clarenilda e Iracema que contaram, que além do trabalhonormal ajudam seus esposos no afazeres da propriedade. Nelson e Iracema trabalham com conservas e vendem produtos orgânicos, o que solicitam é um selo, do produto para poder vender no comércio.. A falta de estrada conservada também prejudica o trabalho da comunidade.
Depois de um belo passeio de conhecimento na casa de Laurindo, foi a vez de saborear o almoço preparado pela esposa Clarenilda e a irmã Iracema, churrasco regado a saladas variadas, conservas, arroz, pão e refrigerantes. estava sensacional. Após o almoço a equipe foi conhecer a propriedade de Iracema e Nelson, e também a residencia onde reside a mãe de Laurindo e Iracema. A ditosa  senhora  Eva Alves Ribeiro Menegacio( o sobrenome é escrito assim mesmo)com 79 anos, ainda está forte e conta muita história, dos nove filhos, apenas oito estão vivos. Ela vive  o dia a dia das pessoas que criaram os filhos na roça, quando o visitante chega é recebido com um abraço e muitos conselhos e no Adeus sempre recebe uma palavra,: Vão com Deus!A senhora     Eva é muito receptiva, agradeceu pela visita e colocou a residencia dela a disposição dos visitantes. Na propriedade de Iracema e Nelson, conhecemos a produção de conservas, bacon e doces de frutas.  Nelson mostrou o local onde estarão construindo um bueiro, a base de picareta e pá,  para poder sair com a produção.
Em seguida seguimos para a casa do madeireiro Hélio e Edith Smolhak, ele filho dos primeiros madeireiros que chegaram na comunidade, ela professora aposentada. A serraria que atualmente ainda funciona é dirigida a anos por Helio, que trabalha no corte de toras de Pínus, comprados ou da própria família.  O empresário destacou que prefere estar ali, do que na cidade em União da Vitória PR, onde possui mais uma residencia. Destacou que ali volta ao passado de seus pais. Já Edith, contou orgulhosa que ensinou muitas pessoas, jovens e crianças quando lecionava na pequena escola da Indubra. Depois de um gostoso bate-papo, com a presença dos compadres de Edith e Helio, o casal Clarenilda e Laurindo, fomos convidados para um lauto café da tarde, em estilo colonial. recheado, com pão caseiro, cuca, mel, queijo, salames, manteiga, creme de leite entre outras guloseimas, tipico da recepção do povo do interior. Um visita na serraria, atualmente com o nome São Sebastião, a mais de 40 anos,  a surpresa foi grande quando presenciamos, que a Serraria ainda funciona 
no estilo antigo, do início do século, a fogo e água.  Segundo Hélio,  esta já é a terceira Locomóvel que é instalada na serraria,  em 1987, a primeira chegou no início do seculo 20.
Pela manha o maquinista, faz o fogo para pressão, e conta com um foguista, a locomóvel ainda conta com o famoso apito, tradicional das serrarias antigas, apita as 06 horas, 11:30, 12 horas, as 13:30, 16 horas e 18:00 horas. Ainda possui as correias que movimentam a serraria inteira. A parte mais moderna da serraria é a parte elétrica, que movimenta a correia que trasporta a serragem para um picador, que também, é aproveitada. No local ainda está exposta as rodas de ferro, que foi usada para o transporte da primeira locomóvel até a serraria, foi descarregada do trem na estação de São João dos Pobres(Matos Costa), e tracionada por bois até o local, cerca de 35 quilômetros, levando quase uma semana para chegar no local. Naquela comunidade pessoas comuns, inteligentes, trabalhadores, você volta no tempo. Quando adentrei na serraria, próximo a locomóvel e os velhos carrinhos de mãos, voltei ao meu passado de menino quando com outros amigos de infância, brincávamos nas coreias da serraria do Baú e dos Gringos em Calmon. Lá na Indubra tudo é presente, com uma sensacional volta ao tempo, presenciando locais históricos, que deveriam ser melhor aproveitada pelas autoridades para contar a história do passado de General Carneiro PR.
Agradecemos aqui, a família Menegasso, Smolhak, ainda aos garotos, Gabriel Menegasso, Gustavo,  Erick(gaiteiro), e Henrique, jovens futuros daquela Comunidade. Obrigado ao amigo Cléber Dalmagro, que passou o sábado nos levando e guiando pela região junto com seus filhos Mozara e Pietro.
A Indubra está logo ali, basta querer conhecer. Em breve estaremos voltando na comunidade para apresentar o Filme Terra Cabocla.E o jornalismo indo ao encontro do povo.
Este é o papel da equipe da Rádio Destaque.
https://youtu.be/bUAbL-BsELc




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE DA RÁDIO MAIS CABOCLA.

Visitas: 1167225
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio Destaque Regional - PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA A SÁBADO!
Converse com rádio destaque, contamos com sua participação,